Adriana Esteves 

Adriana Esteves é indicada ao Emmy Internacional

Foto: Ellen Soares/Gshow

Adriana Esteves acaba de ser indicada ao Prêmio Emmy Internacional como melhor atriz por sua atuação como Fátima na minissérie ‘Justiça’. A entrega do prêmio será em Nova York no dia 20 de novembro.

Justiça conta quatro histórias diferentes e intercaladas. Em comum, crimes ocorridos na mesma noite em 2009, em Recife. A trama mostra um playboy que mata a noiva ao flagrá-la nos braços de outro; uma mulher presa por atirar em um cachorro; uma futura estudante de jornalismo detida com drogas; e um homem que realiza eutanásia na mulher. Sete anos depois, essas quatro pessoas saldam suas dívidas com a Justiça e deixam a penitenciária. Entretanto, as marcas do passado são penosas e a retomada da vida é um desafio. Foi exibida entre 22 de agosto e 23 de setembro de 2016, com 20 capítulos. Escrita por Manuela Dias, com colaboração de Mariana Mesquita, Lucas Paraizo e Roberto Vitorino, conta com direção de Isabella Teixeira, Luísa Lima, Marcus Figueiredo e Walter Carvalho, e com direção geral e artística de José Luiz Villamarim.

Fátima

Novos vizinhos

A família é o maior bem de Fátima (Adriana Esteves). Casada com Waldyr (Ângelo Antônio), motorista de ônibus na empresa GTransportes, e mãe de Mayara (Leticia Salatiel/Julia Dalavia) e Jesus (Bernardo Berruezo/Tobias Carrieres), ela leva uma vida simples. É faxineira na casa da professora Elisa (Débora Bloch) e mora na periferia quase rural de Recife. O sossego de Fátima termina quando, em 2009, o policial Douglas (Enrique Diaz) e sua namorada Kellen (Leandra Leal) se mudam para a casa vizinha. Furacão, o cachorro do casal, invade a festa de aniversário da primogênita, provocando tumulto e acabando com a comemoração.

As invasões do animal se tornam constantes. Além de provocar o medo nas crianças, o cachorro destrói as plantações e ataca as galinhas que a família mantém no quintal.  Afora os problemas com a vizinhança, Fátima lida com a perda do emprego do marido. Inconformado com a falência da empresa de ônibus, Waldyr bebe, se envolve em uma briga no bar e acaba internado no hospital após ser esfaqueado. No mesmo dia, o cão dos vizinhos persegue e morde o pequeno Jesus. Para defender o filho, Fátima atira no bicho.

 

Injustiça

Apaixonado por seu cachorro, Douglas arma um flagrante contra Fátima. O policial “planta” duas latas de droga no jardim da vizinha, e ela é presa como traficante. Após ficar sete anos na cadeia, Fátima não pensa em vingança. Ela só quer ter a família de volta. Entretanto, tudo está diferente. Com a morte do pai e a prisão da mãe, Jesus (Tobias Carrieres) se tornou menino de rua, e Mayara (Julia Dalavia), já com 18 anos, trabalha como prostituta.

Ao retornar para sua antiga casa, Fátima reencontra Douglas. Abandonado por Kellen, o policial está em depressão. Apesar de ser o responsável pela injustiça cometida contra ela, Fátima se compadece e o ajuda. Com o tempo, os dois passam a ter uma boa convivência.

 

Nova realidade

Após receber um salário atrasado da antiga patroa – e com as dicas de sua mais nova amiga, Regina – Fátima começa a vender quentinhas. Nos primeiros dias de trabalho, ela é roubada por um grupo de pivetes, entre eles seu filho Jesus. Os dois se reconhecem, mas o menino foge com o bando de amigos. Depois, vai atrás da mãe em sua antiga casa para devolver o dinheiro e os documentos. Eles voltam a viver juntos, mas a felicidade de Fátima ainda está incompleta. Falta encontrar Mayara.

Para ajudar a vizinha, Douglas dá o endereço do prostíbulo onde Mayara trabalha – Snack Night Club, uma sauna administrada por Kellen e Celso (Vladimir Brichta). Fátima vai ao encontro da filha para trazê-la de volta pra casa, mas a jovem se recusa pois deseja se vingar de Kellen.

 

Novos amores

Fátima passa a vender quentinhas na entrada de uma obra e, durante o trabalho, conhece Firmino (Júlio Andrade) – peão durante o dia e músico à noite. Dias antes, ele já havia prestado atenção em Fátima durante um show. Os dois iniciam uma amizade que se transforma, aos poucos, em namoro.

Durante um encontro do casal, Fátima conhece Oswaldo (Pedro Wagner), irmão de Firmino. O cantor revela à namorada que Oswaldo é acusado de estuprar uma jovem no passado. Por isso os dois não têm uma boa relação. Diante da revelação, a comerciante conta que passou sete anos na cadeia.

Enquanto Fátima reconstrói a vida ao lado de um novo amor, Douglas parece ter esquecido Kellen. Após conhecer Irene (Clarisse Pinheiro) na cantina da faculdade durante uma missão, o policial a convida para sair. Os dois engatam um namoro, e Douglas logo a pede em casamento.

 

Diarista

Fátima é contratada para cobrir as férias da empregada de Elisa, sua antiga patroa. Feliz em retomar o emprego, a diarista, no entanto, estranha a presença de Vicente (Jesuíta Barbosa), assassino da filha da professora, na casa. Fátima fica incomodada ao perceber a relação que existe entre os dois, principalmente pelo fato de Vicente ser marido de sua amiga Regina. Após presenciar uma discussão entre Elisa e Regina, Fátima pede demissão.

 

Vingança

Mayara nunca perdoou Kellen por ter armado, junto com Douglas, a prisão injusta de Fátima há sete anos. Para se vingar, adotou o codinome Suzy e entrou para a Snack Night Club, sauna administrada por Kellen. Sem saber sua verdadeira identidade, a gerente se torna amiga da garota de programa.

Mayara conhece Rose (Jéssica Ellen) na praia e a ajuda a ficar mais próxima de Celso, namorado e sócio de Kellen. Ao descobrir a amizade entre as duas, a loira briga com a funcionária. Durante a discussão, Kellen dá uma navalhada na rival.

Após ver a filha hospitalizada, Fátima ameaça a antiga vizinha e exige que ela fique longe de Mayara. A jovem volta para casa e deixa de trabalhar na sauna, mas não larga a prostituição.

 

Fim

Quando a vida de Fátima parece voltar ao normal, a vendedora é ameaçada, mais uma vez, por um policial, que cobra quentinhas para deixá-la trabalhar na rua. Cansada de ceder às chantagens, Fátima o enfrenta e acaba sendo levada para o camburão. Jesus vê a cena e pede ajuda a Firmino e Douglas. Os dois conseguem salvá-la. E, para agradecer a atitude do vizinho, Fátima dá para Douglas um filhote de cachorro.

A poucos dias de seu casamento com Irene, Douglas reata com Kellen, que fugiu da sauna com o dinheiro de Celso. Os dois viajam para um lugar paradisíaco e, juntos, fazem planos para abrir uma sauna. Fátima lamenta a novidade, mas acata a decisão do amigo. Com a partida dos vizinhos, a vendedora vê sua vida mudar novamente quando Firmino a pede em casamento.

Fontes: https://www.iemmys.tv/awards_nominees.aspx e http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/minisseries/justica/justica-fatima.htm

 

 

Posts relacionados

Leave a Comment

Pular para a barra de ferramentas